Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tradições de Natal: Calendário do Advento

Natal é uma época de tradições e rituais e, mesmo sem perceber, seguimos vários. Acho interessante as famílias que, além dos costumes mais tradicionais e cosmopolitas, criam seus pequenos rituais natalinos, como uma receita de família preparada apenas neste dia, um jeito diferente de decorar a casa ou um café da manhã especial. Das tradições de Natal, uma das que eu mais gosto é a do Calendário do Advento que, apesar de não ser muito conhecida aqui no Brasil, é bastante comum na Europa. Estes calendários nada mais são do que uma forma mais gostosa e divertida de fazer a contagem regressiva até a noite de Natal, durante as quatro semanas que a antecedem (o período do Advento). Tradicionalmente, são formados por uma caixa de papelão contendo, na face superior, uma cena de natal com os números 1 a 24 espalhados por ela. No lugar de cada número fica uma janelinha que, ao ser aberta, revela um pequeno presente, geralmente chocolate. Durante todo o mês de Dezembro abre-se uma janelinha por dia, até chegar ao dia 24. Na Alemanha, onde é muito comum, pode-se encontrar Adventskalender de vários modelos e marcas, para adultos e crianças.

Mas se você quiser seguir esta tradição de um jeito mais personalizado, existem muitas outras maneiras de fazer seu Caléndário do Advento, todas bonitas e divertidas, especialmente para as crianças.  Aliás, não é uma ótima ideia para as vovós prendadas fazerem para os netinhos? Ou para dar de presente para uma amiga? Separei alguns modelos para quem quiser se inspirar:

Estou apaixonada por este aqui! Não apenas por ser lindo, mas também
pelo conceito: nele, a cada dia, ao invés de ganhar um presente, deve-se colocar um
enfeite na árvorede Natal. Para quem se animar a fazer, tem mais fotos do passo a passo aqui, aqui e aqui.


 Este também é diferente: os "presentes" são atividades relacionadas ao Natal
como um passeio para ver as ruas decoradas ou fazer cartões para os amigos. São 35 opções de atividade. As instruções e os cartões (em português) para imprimir estão aqui.


 Este também tem bolsinhos com atividades, mas se preferir,
você pode colocar doces (daqui).


Adorei este com caixas de tamanhos diferentes. Não tem tutorial, mas nem precisa, né?
 Caixas de presente, papel de scrapbooking, tinta, cola e uma base de mdf ou cartolina devem dar conta do recado. E você pode colocar o que quiser nas caixinhas! (daqui)


Você também pode usar latas (daqui),

  Saquinhos de pano ou de papel (daqui),


Envelopes (estes você pode imprimir aqui),


 E até caixas de fósforo!(daqui)

 E se quiser usar, estas etiquetas estão disponíveis para impressão aqui 
(é só clicar na imagem no final do post para abrir o pdf).

ATUALIZAÇÃO 1: Mais uma idéia ótima que acabei de ver: um livro por dia!! Adorei!! Aqui ela usou apenas histórias de Natal, mas acho que também é legal se feito com outras histórias e uma de Natal no dia 24. Lá vou eu procurar 24 livros!!

ATUALIZAÇÃO 2: Na Loja Virtual da Paulinas você encontra vários livros de literatura infantojuvenil por menos de R$10,00 cada, incluindo livros premiados pela FNLIJ e de escritores consagrados como Eva Furnari e Tatiana Belinky. Além disso, eles estão com uma promoção de frete grátis para compras acima de R$50,00.

3 comentários:

  1. Schwester! Lembra da nossa?!? Eu tinha que me segurar para não abrir todas aquelas portinhas de uma só vez!!! Mamãe ficava de olho!! Puxa, que legal! Qual você fez para as crianças? bjs

    ResponderExcluir
  2. Claro que me lembro, com detalhes! E isso foi há mais de 30 anos!O desenho tinha fundo azul (acho que era céu), crianças puxando trenó e uma igrejinha no alto do morro. Me lembro também que os chocolatinhos tinham desenhos em alto relevo. Quanto à das crianças, vou mostrar logo, logo. Estou esperando um pouco caso a avó delas (oi mãe!) resolva fazer uma, como no ano passado...

    ResponderExcluir
  3. Ia e Sil,adorei voces lembrarem da kalender da Alemanha.Eu nem lembrava que os chocolatinhos eram em alto relevo.Para os netinhos estou sempre pronta para fazer alguma coisa.Vamos resolver juntas.bjs.

    ResponderExcluir